Bem vindo ao nosso blog! Navegue à vontade!

“Respeitando os biomas brasileiros, estaremos respeitando a fauna, a flora e a vida das futuras gerações, independente de serem humanas , animais , vegetais ou fontes de água.” Profª Coraci Machado

u_3dea1359 photo u_3dea1359.gif

sábado, 29 de março de 2014

Plano de Aula - Tema: Leitura e Escrita

Barrinhas e Divisórias

Município: Bom Jesus do Araguaia - MT Ano: 2014
Escola: Estadual Prof. Gerson Carlos da Silva
Turma: II Ciclo 2ª fase “A” (5º Ano)
Disciplina: Língua Portuguesa, Arte e Informática na Educação
Professora: Coraci Machado Araújo
Título: Resumos de Livros
Objetivo Geral: Ensinar fazer resumos de livros
Objetivos Específicos:

  • Melhorar a leitura a interpretação e a escrita;
  • Ensinar estrutura textual (parágrafo, travessão, pontuação, falas do autor, etc);
  • Identificar as diferentes formas de resumo de uma mesma obra literária;
  • Compreender como fazer resumos de forma coerente, dando ênfase à ideia central da obra.
  • Trabalhar a escrita espontânea;
  • Valorizar todos os fatos narrados;
  • Demonstrar processos de escolha com respeito ao outro;
  • Provocar a atenção dos alunos quanto ouvir e memorizar;


Estratégias:

  • Selecionar vários resumos de uma mesma obra para a aula;
  • Apresentar vários exemplos de resumos de um mesmo livro para os alunos;
  • Fazer a apresentação dos resumos e de vídeos no Projetor de Multimídias;
  • Explicar e apontar a estrutura textual dos resumos;
  • Fazer uma roda de contação de histórias;
  • Pedir aos alunos para escreverem as histórias contadas pelos colegas ou suas próprias.


Justificativa:
Para trabalhar fichas de leitura de uma mesma obra, esbarrei em um problema característico em todos os alunos.
Ao fazer o resumo querem escrever a mesma – ou quase – história, e, ainda justificam que leram o mesmo livro.
Por isso, achei melhor trabalhar com resumos de uma mesma obra, para depois trabalhar com fichas de leitura, pois o meu objetivo, nesse posterior trabalho: “Resumos de uma mesma obra”, é trabalhar os vários ângulos de uma mesma narrativa e interagir os alunos para que compreendam e respeitem a capacidade e competência de cada um.
Outro problema – advindo das escolas públicas – de fazer fichas de leitura de uma mesma obra é que nossas bibliotecas nunca têm vários volumes de uma mesma obra e, tampouco, todos os alunos têm condições de comprar. Então encontrei a solução, baixando a obra de interesse e apresentando para toda a turma no projetor de multimídias.
Etapas:
1° Momento:

  • Apresentar resumos da Obra: “A maior Flor do Mundo” de José Saramago;
  • Fazer leitura compartilhada;
  • Debater as diferenças entre os resumos;
  • Questionar com interrogações como:
  • Qual dos resumos apontou melhor a história do livro?
  • A quantidade de linhas escritas define se o resumo é bom ou ruim?
  • Nos resumos que vimos tem exemplos de textos extensos bons, textos extensos ruins, textos pequenos bons e textos pequenos ruins. Qual é a conclusão disso?
  • Falar sobre a importância de focar no resumo a ideia central da história (livro).


2° Momento:

  • Chamar aluno a aluno no Projetor de Multimídia para ensinar/praticar como acessar, digitar, estruturar, salvar no pendrive e publicar o resumo no blog


3° Momento:

  • Mostrar a obra: A maior Flor do Mundo de José Saramago;
  • Apresentar o Vídeo – convertido do You Tube – Que o próprio autor narra a História


4° Momento:

  • Explicar aos alunos que cada um pode contar uma história de tema livre. Pode ser: verídicas ou Fictícias (inventadas);
  • Escrever na lousa o nome dos alunos que querem contar história;
  • Esclarecer as regras, isto é: todos os alunos devem ficar atentos na contação da história, pois, depois deverá escrever a historia que mais gostou;
  • Se houver interesse da turma poderá fazer uma votação da melhor narrativa, tomando os devidos cuidados para evitar constrangimentos;
  • Filmar a contação de histórias e deixar os alunos que estão com suas câmaras e/ou celulares filmarem também;
  • Postar no you tube e Blog da turma: http://aprenderleituradomundo.blogspot.com
5º Momento:
  • Avisar que concluídas as apresentações, cada aluno deverá escolher, entre as história que foram contadas, àquela que querem escrever;
  • Levar os alunos ao laboratório para digitar os textos e publicar no blog da turma 
Material de apoio:

  • Livro baixado: A Maior Flor do Mundo de José Saramago
  • Projetor de Multimídias
  • Laboratório de Informática
  • Pendrive
  • Software Linux Ubuntu (Editor de textos Writer)
  • Tecnologia de Blogger
  • Cadernos, canetas, lápis, borracha, giz e lousa


Conteúdos Complementares:
  • Ortografia
  • Estrutura textual(pontuação, parágrafo, travessão, falas do autor
  • Digitação
  • Socialização
  • Respeito e organização de grupos
  • Tecnologia de blogger
  • Ampliação o vocabulário
  • Socialização dos alunos/alunos e alunos/professora
  • Utilização de recursos digitais 
  • Expressão oral, dicção e postura corporal frente ao público.
Webibliografia:

Anexos:
Links das Apresentações: Amizades: respeitando as diferenças. Alunas Júlia e Wendy https://www.youtube.com/watch?v=CY6AYq2aYFs&feature=youtu.be
Lendas: (Causos) – O Negro d’ Água - Aluno Isaias - https://www.youtube.com/watch?v=wTHDGQcJnug&feature=youtu.be
História Verídica - A viagem e a Onça – aluna Caili 
 A viagem e a Onça - História verídica    
Piada – O tombo de Bis - Aluno Gabriel - https://www.youtube.com/watch?v=vfJcIi9-Ymc&feature=youtu.be
Links das produções textuais:

 Barrinhas e Divisórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!